A cada 30 minutos, uma pessoa é roubada nas cidades da região Oeste

Somados aos furtos, quando não há ameaça, mais de 33 mil foram vítimas dos bandidos

A cada meia hora, um morador da região Oeste sofre uma ameaça de morte – com revólver, faca, canivete ou até caco de vidro – para entregar bolsa, carteira, relógio, celular ou outro objetivo e valor a ladrões.

Durante todo o ano passado, as sete cidades dessa área somaram 17.746 registros de roubo, o que equivale a uma média de quase 50 por dia – ou dois a cada hora. As estatísticas são da Secretaria Estadual de Segurança Pública e não incluem, nessa modalidade, roubos de veículos.  Se somados aos furtos – quando não há ameaça à vítima – o cenário fica ainda pior. Foram mais 15.332 registros de casos de pessoas que tem bolsas, celulares ou carteiras subtraídos sem se darem conta. Com isso, o total sobe para 33,2 mil durante todo o ano passado, uma média de mais de 90 por dia – ou quase 4 ocorrências por hora.

Os furtos também não incluem os casos envolvendo veículos. Nos casos de roubos e furtos de veículos, reportagem publicada pelo Diário na última semana apontou uma ocorrência por hora na região.  Maior cidade da região Oeste, Osasco lidera também as estatísticas. Foram, em 2016, um total de 9,2 registros de roubo e 6,4 mil de furtos, totalizando 15,6 mil vítimas. Nos demais municípios, os números são menores. Em segundo lugar na lista, Carapicuíba somou 5,9 mil ocorrências, sendo 3,7 mil roubos e 2,1 mil furtos.

Em Barueri, foram outros 4,1 mil registros, dos quais 1,4 mil na primeira modalidade e 2,7 mil na segunda.  Em Cotia, foram mais 2,9 mil casos (1,3 mil roubos e 1,5 mil furtos) enquanto Itapevi somou 2, 4 mil (1,2 mil de cada).  Jandira fechou 2016 com 1454 ocorrências, lideradas por 777 roubos. Em Parnaíba, foram 522, com predomínio dos furtos – 396.
Por Erica CelestiniWebdiario