7 dicas para diminuir o consumo de sal no dia a dia

Reduzir o consumo de sal na alimentação melhora a saúde e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com hipertensão arterial sistêmica, principal fator de risco que contribui com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O consumo excessivo de sal é considerado um dos principais responsáveis pelo aumento da pressão arterial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que seu consumo diário seja de apenas 5 gramas, o que representa 2.000 miligramas de sódio. No entanto, o consumo médio do brasileiro é de 12 gramas por dia.

Para diminuir o consumo de sal no dia a dia, algumas atitudes simples podem ser adotadas. “Saber os mitos e verdades do sal, ler os rótulos dos alimentos e conhecer a quantidade de sódio presente naturalmente nos alimentos ajuda a reduzir a quantidade que você consome. Estudos apontam que até um quarto de todo o sal que uma pessoa consome no dia é adicionado à comida durante o preparo¹”, explica Márcia Gowdak, diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Para ajudar a atingir essa meta, as indústrias assinaram um acordo com a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), criando metas de redução de sódio. “As indústrias vêm cumprindo um papel importante para ajudar a população a diminuir a quantidade de sódio que consome. Algumas opções de temperos e caldos, por exemplo, podem ser encontradas com até 5% menos sódio nas versões regulares e de 25% a 30% menos sódio em linhas especiais”, ressalta Gowdak.

A nutricionista lista algumas dicas simples para diminuir o consumo de sal. Confira:

1 – Retire o saleiro da mesa. Manter o sal longe da vista e do alcance ajuda a reduzir a vontade de acrescentar mais sódio à comida.

2 – Experimente antes de colocar mais tempero à preparação. Muitas pessoas acabam acrescentando o sal antes de provar se o prato está saboroso Isso acontece de forma automática ou por hábito.

3 – Peça comida com menos sal. Quando for comer em restaurantes, solicite que a sua comida seja feita menos salgada.

4 – Cuidado com os alimentos com alto teor de sódio. Bacon, queijos, azeitonas e salame, por exemplo, são alimentos ricos em sal. Prefira incluir no cardápio alimentos como cereais, ovos, frutas, ricota, iogurte e vegetais².

5 – Dê um tempo para seu paladar. As pessoas estão acostumadas com uma quantidade elevada de sal. Ao reduzir, o paladar pode estranhar. Por isso, tente diminuir gradualmente para se acostumar.

6 – Leia os rótulos das embalagens. Isso pode ajudar a escolher os alimentos com menor teor de sódio.

7 – Quando usar temperos em pó ou caldo, não adicione mais sal. Esses produtos já possuem a quantidade suficiente para deixar a comida saborosa, dispensando o uso de mais tempero.