6 dicas práticas que aumentam a duração da bateria de seu celular

O alto consumo de bateria é uma das principais reclamações de usuários de smartphones. Tanto que Apple e desenvolvedores do Android vivem prometendo sistemas menos “gastões” a cada atualização.

Enquanto a indústria não chega a uma solução barata para o problema (por R$2.000 já é possível ter um celular com bateria de alta duração), há alguns truques que podem aumentar os minutos de vida do smartphone.

O UOL Tecnologia já fez uma lista com 10 truques para retardar o envelhecimento das baterias. Abaixo, você confere mais 6 truques que podem fazer seu smartphone durar mais tempo longe da tomada.

1. Diminua o tempo de bloqueio da tela

Reduza o bloqueio automático da tela de seu smartphone para o tempo mínimo. Esse recurso irá colocar o seu celular mais rápido em modo stand by, função que menos gasta bateria.

2. Feche os apps que não estão sendo usados

Deixar vários aplicativos abertos em seu celular faz com que eles consumam bastante bateria. Para economizar, feche aqueles que não vão ser usados por você no momento. Outra dica é não ficar abrindo e fechando os apps constantemente.

3. Prefira ringtones

Modo vibratório ou luzes piscando consomem muita bateria. Use ringtones (toques originais do telefone) para ser avisado de ligações e mensagens, pois os sons gastam menos bateria do celular do que os movimentos.

4. Prefira redes Wi-Fi a plano de dados

3G e 4G consomem mais bateria do que as redes Wi-Fi –isso porque, nas primeiras, a variação de sinal obriga o telefone a ficar “caçando” as redes móveis constantemente. Então, sempre que tiver a possibilidade de se conectar a uma rede Wi-Fi, use-a. Além de contar com uma internet provavelmente mais rápida, o recurso poupará a energia do seu celular.

5. Desligue o feedback tátil

A função chamada de feedback tátil corresponde aos ruídos e vibrações que o smartphone emite quando o usuário pressiona algum botão. Ao desligá-lo, a duração da bateria aumenta, já que este recurso consome boa parte da energia.

6. Feche Facebook, Spotify, Messenger…

De acordo com pesquisa realizada pela AVG, no primeiro trimestre de 2015, os apps do Facebook e do Spotify são dois dos grandes devoradores de bateria (e do plano de dados) de smartphones Android. Além deles, nomes como Instagram, Netflix e Snapchat aparecem na lista de vilões de uso de carga. Veja a lista completa aqui (http://zip.net/bbrXml) e desabilite os apps que mais gastam.