50 cães de raça resgatados em Cotia em 2019, continuam em São Roque aguardando a Justiça

Os 50 cães de raça, entre eles Schnauzer, Maltês, Lhasa Apso, Pequinês, Shih Tzu e um Galgo, que foram resgatados em agosto de 2019, após denúncias de maus-tratos em uma casa no Recanto Verde, em Cotia, continuam em um abrigo da protetora independente, Evelize Paula em São Roque. (Foto principal da matéria feita na época)

De acordo com a reportagem do São Roque Notícias, que acompanha o caso desde o ano passado e noticiou o resgate, o caso continua na Justiça. Na época uma ong realizou o resgate com a Polícia Civil.

A protetora em São Roque, recebeu um telefonema da direção da ong para abrigar os animais enquanto o processo judicial perdurasse e está cuidando mesmo já tendo outros 100 na chácara.

Caso do resgate tem novo capitulo

Recentemente a Anda – Agência de Notícias de Direitos Animais acionou a Justiça para proteger os animais resgatados e está movendo a ação para que eles não sejam devolvidos ao dono e faz diversas alegações em busca de ganhar a causa.

Diante desta situação, a Anda solicitou, através da ação, que a Justiça a considere “assistente do Ministério Público” para representar “a sociedade e os animais vitimados pelo crime do art. 32, da lei 9.605/98, após oitiva prévia do representante do Ministério Público”. Pediu ainda que o tutor perca a guarda definitiva dos animais para que ela seja concedida à protetora Evelize Paula e que “seja recomposto o dano ambiental a sociedade civil”.

Assistente jurídico da Anda, Leandro Ferro, explicou que eles “inicialmente se colocaram como assistente de acusação no processo, pedindo habilitação judicial. Juntou vários laudos dos maus-tratos, além de outras imagens, comprovando a prática do crime, e continua prestando toda a assistência jurídica, subsidiando o processo, para que os animais não voltem ao antigo tutor, o proprietário do canil, e que os danos sejam recompostos”.

Leandro lembrou ainda da condição de Evelize

“Foi um dano muito grande suportado pela depositária fiel, que é uma protetora de animais. Ela tem mais de 150 animais sob a tutela dela, então é muito complicado para ela suportar tudo isso por conta de um crime que foi cometido pelo antigo tutor dos animais”, disse. Através das redes sociais, é possível conhecer o trabalho da protetora e auxiliar através de doações.

Do São Roque Notícias